Até que ponto é importante que a consultoria em sistemas de gestão seja especializada no meu ramo de negócios?

                    Não é raro clientes perguntarem no primeiro contato “Vocês já atenderam alguma empresa no nosso ramo de atividade?“ Imagino, nesse momento, que a expectativa do cliente seja de contratar uma consultoria familiarizada com o seu processo, tecnologia, ambiente, etc, uma vez que já tenha passado por empresas similares, facilitando o entendimento e a avaliação dos processos e operações atuais da empresa. Além disso, pode existir uma ideia de que o consultor familiarizado com o seu negócio possa trazer informações atualizadas do mercado, contribuindo assim com a vantagem competitiva de sua empresa.

                    A contratação de consultorias com experiência no ramo de atividade das empresas pode ser vantajosa, desde que sejam observados alguns pontos importantes no decorrer desta relação profissional e comercial:

a) Respeito ao código de confidencialidade: o consultor de empresas, para sobreviver no mercado, deve cumprir uma das regras mais importantes de sua profissão - o sigilo sobre as informações adquiridas durante os trabalhos realizados - isto pressupõe a confidencialidade destas informações mesmo após o término dos trabalhos em uma empresa, incluindo documentações obtidas. O descumprimento deste código de ética profissional pode trazer sérios problemas, principalmente ao consultor “descuidado” (ou mal intencionado), desde a perda de credibilidade no mercado até a aplicação de processos criminais, como à empresa que o contratou, que poderá enfrentar sanções legais impostas pelas empresas que se sentiram prejudicadas;

b) Abordagens e hábitos “viciados”: o consultor de empresas que não tenha desenvolvido adequadamente habilidades para a busca da excelência (melhoria contínua), com base em muito estudo e prática, e ao mesmo tempo, capacidade para adequação das soluções(1), tenderá a trazer modelos que julga adequados para a empresa, por ter “dado certo” em outras empresas e/ou porque é um modelo de Benchmarking; o consultor profissional é cuidadoso com estas questões e procura avaliar cada situação e propor soluções mais apropriadas para cada caso (o que não o impede de propor modelos consagrados em outros clientes);

(1) “Adequação das soluções” pressupõe que nem sempre o melhor modelo conhecido é o mais adequado para aquela empresa, devido ao seu grau de maturidade organizacional, recursos disponíveis, incluindo tempo, modelo de gestão da empresa, características do processo ou produto, etc.

                    Em consultorias sobre sistemas de gestão, diferentemente da consultoria de assuntos técnicos, o consultor é um especialista em processos organizacionais, bem como nas normas aplicáveis e nos conhecimentos e experiências básicas do assunto contratado (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, segurança alimentar, competência técnica de laboratórios, responsabilidade social, segurança na informação, etc.). Deve conhecer, ainda, os princípios de que um Sistema de Gestão deve ser simples, prático e funcional, de maneira que todos os colaboradores se sintam motivados a cumpri-lo e mantê-lo em constante trajetória de melhoria.

                    Além das competências técnicas citadas, o consultor de empresas profissional é extremamente habilidoso em compreender uma situação apresentada pelo cliente, principalmente com relação às suas necessidades e expectativas. É um profissional que trabalha principalmente os conhecimentos e experiências técnicas do cliente, associando-os aos seus conhecimentos e experiências de gestão e de normas. O resultado é um casamento perfeito, em que o Sistema de Gestão “sai com a cara do cliente” e o mais importante, contribui efetivamente com os resultados do negócio da organização.

Autor: Celso Yamamoto - Diretor da ELO Assessoria Empresarial Ltda.



Data: 24/09/2012

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